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As provas mostram que o impacto dos trabalhos de casa é, em média, um progresso adicional de cinco meses. No entanto, abaixo desta média existe uma grande variação no potencial impacto, sugerindo que a forma como os trabalhos de casa são definidos é provavelmente muito importante.
Existem algumas provas de que os trabalhos de casa são mais eficazes quando utilizados como uma intervenção breve e focada (por exemplo, sob a forma de um projeto ou objetivo específico associado a um elemento de aprendizagem em particular), com alguns estudos excecionais a mostrarem um impacto positivo de até oito meses adicionais no sucesso escolar. É possível que os benefícios sejam mais modestos, até dois ou três meses de progresso em média, se os trabalhos de casa forem definidos mais diariamente (por exemplo, aprender vocabulário ou realizar tarefas de exercícios de matemática todos os dias).
As provas também sugerem que a forma como os trabalhos de casa estão relacionados com a aprendizagem durante o período escolar normal é importante. Nos exemplos mais eficazes, os trabalhos de casa eram parte integrante da aprendizagem, e não um complemento. Para maximizar o impacto, também parece ser importante que os alunos recebam feedback de qualidade elevada sobre o seu trabalho (consulte Feedback).
Alguns estudos indicam que pode haver uma quantidade ideal de trabalhos de casa – entre uma a duas horas por dia escolar (ligeiramente mais para alunos mais velhos) –, com os efeitos a diminuírem à medida que o tempo despendido pelos alunos nos trabalhos de casa aumenta.