Tecnologia digital

Tecnologia digital

Impacto moderado por custo moderado, baseado em provas abundantes

Custo

O custo é indicativo do gasto adicional a ter em conta para a implementação das evidências: novos recursos tecnológicos, cursos de formação, atividades para alunos, etc. A estimativa de custo é aproximada e se baseia nos custos adicionais de uma turma de 25 alunos.

Eficácia

A eficácia é indicativa da força da evidência com base no número e tipos de estudos disponíveis, na qualidade desses estudos e na consistência das estimativas de impacto dos diferentes estudos.

Impacto
+4 meses
  • O QUE É?

    Global

    Com tecnologia digital queremos referir-nos à utilização de estratégias assistidas por computador e tecnologias para auxiliar a aprendizagem nas escolas. As abordagens nesta área variam bastante, mas normalmente envolvem:

    • Tecnologia para estudantes, em que os alunos utilizam programas ou aplicações concebidos para a resolução de problemas ou aprendizagem aberta.

    • Tecnologia para professores, como quadros brancos interativos ou plataformas de aprendizagem.

  • QUAL O GRAU DE EFICÁCIA?

    Global

    Os estudos descobrem consistentemente que a tecnologia digital está associada a ganhos de aprendizagem moderados: em média, um progresso adicional de quatro meses. No entanto, existe uma variação considerável no impacto.

    As provas sugerem que as abordagens tecnológicas devem ser utilizadas como um complemento e não como um substituto das abordagens tradicionais. É improvável que tecnologias específicas resultem em mudanças diretas na aprendizagem, mas algumas têm potencial para permitir mudanças nas interações de ensino e aprendizagem. Por exemplo, podem ajudar os professores a fornecer um feedback mais eficaz ou a utilizar representações mais úteis, ou podem motivar os alunos a praticar mais.

    Estudos sugerem que as abordagens que individualizam a aprendizagem com tecnologia (como a disponibilização de portátil um para um em que os alunos trabalham em atividades de aprendizagem ao seu próprio ritmo, ou a utilização individual de software de exercícios e prática) podem não ser tão úteis como a aprendizagem em pequenos grupos com tecnologia ou a utilização colaborativa de tecnologia.

    Existem provas claras de que as abordagens de tecnologia digital são mais benéficas para a prática da escrita e da matemática do que para a ortografia e a resolução de problemas, e existem algumas provas de que são mais eficazes em alunos jovens.

  • QUAL O GRAU DE FIABILIDADE DAS PROVAS?

    Global

    Existem provas abundantes dos efeitos positivos em várias faixas etárias e na maioria das áreas do currículo. No entanto, a variação no impacto e a variedade de tecnologias disponíveis sugerem que é sempre importante monitorizar o impacto de qualquer abordagem nova na aprendizagem.

    O ritmo da mudança tecnológica significa que as provas se referem normalmente a tecnologia antiga e não a tecnologia atual, mas os efeitos médios mantiveram-se constantes durante algum tempo, sugerindo a possibilidade de que continua a ser relevante a mensagem geral de um impacto positivo – em média – moderado.

  • QUAIS SÃO OS CUSTOS?

    Local

    Os custos totais da utilização de tecnologias digitais – incluindo todo o hardware – podem ser elevados, mas a maioria das escolas já está equipada com hardware, como computadores e quadros brancos interativos.

    As abordagens de tecnologia digital requerem frequentemente formação e apoio adicional para os professores, que pode ser essencial para assegurar a correta utilização da tecnologia e ganhos de aprendizagem.

    O gasto para um programa médio está estimado em 332,69 € por aluno para equipamento novo e assistência técnica, e 554,49 € adicionais por turma (22,18 € por aluno) para apoio e desenvolvimento profissional. Assim, os custos são estimados como moderados.

  • O QUE DEVO TER EM CONTA?

    Global

    A utilização eficaz da tecnologia digital é orientada por objetivos de aprendizagem e ensino, e não por uma tecnologia específica: a tecnologia não é um fim em si mesma. Deve saber exatamente como cada nova tecnologia irá melhorar as interações de ensino e aprendizagem.

    Tecnologia nova não resulta automaticamente num aumento do sucesso escolar.

    Como irá cada tecnologia nova apoiar os alunos para trabalharem mais, durante mais tempo ou de forma mais eficiente para melhorar a respetiva aprendizagem?

    A motivação dos alunos para utilizar a tecnologia nem sempre se traduz numa aprendizagem mais eficaz, principalmente se a utilização da tecnologia e os resultados de aprendizagem pretendidos não estiverem estreitamente alinhados.

    Os professores precisam de apoio e tempo para aprender a utilizar a tecnologia nova de forma eficiente. Isto envolve mais do que simplesmente aprender a utilizar o hardware ou software; a formação também deve ajudar os professores a compreender como a tecnologia nova pode ser utilizada na aprendizagem.