Participação em desporto

Participação em desporto

Impacto baixo por custo moderado, baseado em provas limitadas.

Custo

O custo é indicativo do gasto adicional a ter em conta para a implementação das evidências: novos recursos tecnológicos, cursos de formação, atividades para alunos, etc. A estimativa de custo é aproximada e se baseia nos custos adicionais de uma turma de 25 alunos.

Eficácia

A eficácia é indicativa da força da evidência com base no número e tipos de estudos disponíveis, na qualidade desses estudos e na consistência das estimativas de impacto dos diferentes estudos.

Impacto
+2 meses
  • O QUE É?

    Global

    As intervenções de participação em desporto envolvem os alunos no desporto como forma de aumentar e envolvimento e o sucesso escolar. Isto pode ser feito através de atividades pós-escolares organizadas ou de um programa organizado por uma associação ou um clube desportivo local. Por vezes a atividade desportiva é utilizada como uma forma de encorajar os jovens a envolverem-se em atividades de aprendizagem adicionais, como a prática de futebol num clube de futebol local conjugada com competências de estudo, TIC, literacia ou aulas de matemática.

  • QUAL O GRAU DE EFICÁCIA?

    Global

    O impacto global da participação em desporto no sucesso académico tende a ser positivo, mas baixo (cerca de dois meses de progresso adicional). No entanto, existem provas recentes do Reino Unido em como a participação em desporto pode ter um efeito maior, por exemplo, na aprendizagem de matemática, quando conjugada com um programa de numeracia estruturado (com um estudo a mostrar um impacto de até dez meses de progresso adicional). Nesta circunstância, a "participação" funcionou como um incentivo para assistir a mais aulas.

    A variabilidade nos efeitos sugere que a qualidade do programa e a ênfase ou ligação com a aprendizagem académica podem fazer mais diferença do que o tipo específico de abordagem ou as atividades desportivas envolvidas. É possível que a participação em desportos e a atividade física tenham benefícios sociais e para a saúde mais alargados.

  • QUAL O GRAU DE FIABILIDADE DAS PROVAS?

    Global

    Houve várias revisões a associar os benefícios da participação no desporto com benefícios académicos. No entanto, existe uma considerável variação no impacto, incluindo alguns estudos que mostram efeitos negativos. De um modo geral, as provas são classificadas como limitadas.

  • QUAIS SÃO OS CUSTOS?

    Local

    Os custos estão estimados em cerca de 332,69 € a 443,59 € por aluno por ano, excluindo vestuário, equipamento e despesas de deslocação. Os custos variam de acordo com o equipamento, o local e a dimensão do grupo. Existe também uma diferença de custo entre a disponibilização de atividades desportivas nas instalações da escola e a participação pelos alunos na oferta existente. De um modo geral, os custos são estimados como moderados.

  • O QUE DEVO TER EM CONTA?

    Global

    Estar envolvido em atividades desportivas extracurriculares pode aumentar a assiduidade e a retenção.

    O impacto varia consideravelmente entre diferentes intervenções e a participação em desportos não se reflete automaticamente na aprendizagem académica. É possível que a qualidade do programa e a ênfase ou ligação com a aprendizagem académica possam fazer mais diferença do que o tipo específico de abordagem ou as atividades envolvidas.

    Atividades extracurriculares planeadas, que incluam ensino breve, regular e estruturado em literacia e matemática (explicações ou ensino em grupo) como parte de um programa desportivo, como um clube pós-escolar ou uma escola de verão, têm muito mais probabilidade de oferecer benefícios académicos do que as atividades desportivas por si só.

    Se estiver a ponderar a participação em desporto como uma abordagem à melhoria da assiduidade, do envolvimento e do sucesso escolar, já pensou como irá avaliar o impacto?