Método fónico

Método fónico

Impacto moderado por custo muito baixo, baseado em provas muito abundantes.

Custo

O custo é indicativo do gasto adicional a ter em conta para a implementação das evidências: novos recursos tecnológicos, cursos de formação, atividades para alunos, etc. A estimativa de custo é aproximada e se baseia nos custos adicionais de uma turma de 25 alunos.

Eficácia

A eficácia é indicativa da força da evidência com base no número e tipos de estudos disponíveis, na qualidade desses estudos e na consistência das estimativas de impacto dos diferentes estudos.

Impacto
+4 meses
  • O QUE É?

    Global

    O método fónico é uma abordagem ao ensino da leitura, e alguns aspetos da escrita, desenvolvendo a consciência fonémica do aluno. Isto envolve as competências de audição, identificar e utilizar fonemas ou padrões sonoros em inglês. O objetivo é ensinar sistematicamente aos alunos a relação entre estes sons e os padrões de ortografia escritos, ou grafemas, que os representam. O método fónico enfatiza as competências da descodificação de novas palavras, pronunciando-as e combinando ou "misturando" os padrões de som-grafia.

  • QUAL O GRAU DE EFICÁCIA?

    Global

    As abordagens do método fónico foram consistentemente consideradas eficazes em apoiar os leitores mais novos a dominar os princípios básicos da leitura, com um impacto médio de quatro meses adicionais de progresso. A investigação sugere que o método fónico é particularmente benéfico para alunos mais novos (4 a 7 anos) quando começam a aprender a ler. O método fónico é mais eficaz em média do que outras abordagens à leitura precoce (como abordagens globais ou alfabéticas), embora seja necessário realçar que as técnicas fónicas eficazes estão normalmente integradas num ambiente de literacia rico para leitores precoces e são apenas parte de uma estratégia de literacia bem-sucedida.

    Para leitores mais velhos, que ainda têm dificuldade em desenvolver competências de leitura, as abordagens fonéticas podem ter menos sucesso do que outras abordagens, como estratégias de Compreensão escrita e Metacognição e autorregulação. A diferença pode indicar que as crianças com 10 anos ou mais, que não tiveram sucesso com abordagens fónicas, necessitam de uma abordagem diferente, ou que estes estudantes têm outras dificuldades relacionadas com o vocabulário e a compreensão não visadas pelo método fónico.

    Os professores qualificados tendem a obter melhores resultados ao utilizar intervenções fónicas (até duas vezes a eficácia dos restantes funcionários), indicando que os conhecimentos especializados pedagógicos são uma componente essencial do ensino bem-sucedido da leitura precoce.

  • QUAL O GRAU DE FIABILIDADE DAS PROVAS?

    Global

    De um modo global, a base factual relacionada com o método fónico é muito fiável. Houve vários estudos, revisões e meta-análises que descobriram consistentemente que o ensino sistemático pelo método fónico é benéfico. Existem algumas provas de que as abordagens baseadas no método sintético fónico (em que a ênfase está na pronunciação das letras e na junção dos sons para formar palavras) pode ser mais benéfica do que as abordagens analíticas (em que a relação som/símbolo é inferida da identificação de padrões e semelhanças comparando várias palavras). No entanto, as provas aqui são menos fiáveis e provavelmente é mais importante fazer corresponder o ensino às necessidades particulares da criança e ensinar sistematicamente os padrões de som com os quais ainda não estão confiantes.

    Local

    Vários estudos robustos de programas fónicos em inglês foram publicados nos últimos anos. As descobertas mostram que os programas fónicos podem ser eficazes nas escolas inglesas, mas também sublinham a importância de uma implementação de elevada qualidade. Avaliações recentes do Switch-on Reading, um programa que envolve componentes fónicos facultados por assistentes de ensino, e do Fresh Start, mostraram que ambos tiveram um impacto médio de três meses de progresso adicional. No entanto, dois outros programas, ambos direcionados para leitores mais velhos e com dificuldades, não melhoraram os resultados de leitura.

    Relatórios de orientação
    A EEF publicou orientações sobre a melhoria da literacia nas fases Key Stage 1 (fase correspondente a crianças em idade escolar entre 5 e 7 anos, segundo o sistema de ensino britânico) e Key Stage 2 (crianças em idade escolar entre 7 e 11 anos). Improving Literacy in Key Stage One (Melhorar a literacia na fase Key Stage One) e Improving Literacy in Key Stage Two (Melhorar a literacia na fase Key Stage Two).

  • QUAIS SÃO OS CUSTOS?

    Local

    De um modo geral, os custos são estimados como muito baixos. Os custos associados ao ensino pelo método fónico decorrem da necessidade de recursos específicos e formação profissional. As provas sugerem que a eficácia do método fónico está relacionada com a fase de desenvolvimento de leitura do aluno, por isso também é importante que os professores tenham desenvolvimento profissional sobre avaliação eficaz, bem como sobre a utilização de materiais e técnicas específicos do método fónico.

  • O QUE DEVO TER EM CONTA?

    Global

    O método fónico pode ser uma componente importante no desenvolvimento de competências de leitura precoces, principalmente para crianças provenientes de meios desfavorecidos. No entanto, também é importante que as crianças façam progressos em todos os aspetos da leitura, incluindo o desenvolvimento de vocabulário, compreensão e ortografia, que devem ser ensinados separada e explicitamente.

    O ensino pelo método fónico deve ser explícito e sistemático, para ajudar as crianças a estabelecer ligações entre os padrões de som que ouvem nas palavras e a forma como estas palavras se escrevem.

    O ensino pelo método fónico deve corresponder ao nível atual de competência da criança em termos de consciência fonémica e conhecimento de sons e padrões de letras (grafemas).

    O método fónico melhora a exatidão de leitura da criança, mas não a compreensão. Como planeia desenvolver competências de literacia mais amplas, como a compreensão?