Mentoria

Mentoria

Impacto muito reduzido ou inexistente por custo moderado, baseado em provas abundantes.

Custo

O custo é indicativo do gasto adicional a ter em conta para a implementação das evidências: novos recursos tecnológicos, cursos de formação, atividades para alunos, etc. A estimativa de custo é aproximada e se baseia nos custos adicionais de uma turma de 25 alunos.

Eficácia

A eficácia é indicativa da força da evidência com base no número e tipos de estudos disponíveis, na qualidade desses estudos e na consistência das estimativas de impacto dos diferentes estudos.

Impacto
+0 meses
  • O QUE É?

    Global

    A mentoria na educação envolve juntar jovens com um colega ou voluntário mais velho, que atue como modelo positivo. De um modo geral, a mentoria visa criar confiança, desenvolver resiliência e caráter, ou aumentar as aspirações, ao invés de desenvolver conhecimento ou competências académicas específicas.

    Os mentores normalmente criam relacionamentos com os jovens reunindo com eles de forma individualizada durante cerca de uma hora por semana durante um período contínuo, durante a escola, no final do dia escolar ou aos fins de semana.

    As atividades podem variar nos diferentes programas de mentoria. Embora alguns programas de mentoria incluam algum apoio académico direto com trabalhos de casa ou outras tarefas escolares, as abordagens focadas principalmente em apoio académico direto não são abrangidas nesta componente. Consulte Explicações individualizadas e Explicações por colegas.

    A mentoria tem sido cada vez mais disponibilizada a jovens considerados como difíceis de abordar ou em risco de exclusão ou insucesso educativo.

  • QUAL O GRAU DE EFICÁCIA?

    Global

    Em média, a mentoria parece ter pouco ou nenhum impacto positivo nos resultados académicos. Os impactos dos programas individuais variam. Alguns estudos descobriram impactos positivos para alunos provenientes de meios desfavorecidos e para resultados não académicos, como atitudes perante a escola, assiduidade e comportamento. No entanto, há riscos associados a parcerias de mentoria malsucedidas, que podem ter um efeito prejudicial no mentorado, e alguns estudos relatam impactos globais negativos.

    Os programas de mentoria baseados na escola parecem ser menos eficazes do que abordagens baseadas na comunidade, possivelmente porque a mentoria baseada na escola pode resultar em menos oportunidades para os jovens desenvolverem relacionamentos mais duradouros e fidedignos com modelos adultos.

    Os programas que têm uma estrutura e expectativas claras, que facultam formação e apoio aos mentores, e que recorrem a mentores de um contexto profissional estão associados a resultados mais bem-sucedidos.

  • QUAL O GRAU DE FIABILIDADE DAS PROVAS?

    Global

    As provas são abundantes. Nos últimos dez anos foram publicadas cinco meta-análises e as estimativas de impacto médio foram razoavelmente constantes na última década. A qualidade dos estudos individuais melhorou nos últimos anos com mais estudos experimentais – ao invés de correlacionais – disponíveis para inclusão em revisões.

    Local

    A maioria dos estudos advém dos EUA e foca-se em alunos do ensino secundário, com alguns estudos do Reino Unido e outros países europeus, como Portugal. Um recente estudo rigoroso de mentoria para leitura, com alunos entre os oito e os nove anos na Irlanda do Norte, encontrou pequenas melhorias de aproximadamente dois meses de progresso na fluência, mas não na compreensão escrita. É necessária uma avaliação rigorosa adicional no Reino Unido para avaliar diferentes abordagens à mentoria em diferentes faixas etárias.

  • QUAIS SÃO OS CUSTOS?

    Local

    De um modo geral, os custos são estimados como moderados. Abrangem principalmente a formação e o apoio ao mentor, e a organização e administração do programa. Os programas baseados na comunidade tendem a ser mais dispendiosos do que os programas baseados na escola, pois as escolas tendem a suportar alguns dos custos, como os custos do espaço ou da administração geral. As estimativas nos EUA são de 1000 $ a 1500 $ por aluno por ano, ou cerca de 843,88 € a 1265,82 €.

  • O QUE DEVO TER EM CONTA?

    Global

    O impacto da mentoria varia, mas, em média, é possível que tenha muito pouco impacto no sucesso escolar.

    Os efeitos positivos tendem a desaparecer após o término da mentoria, por isso é necessária prudência, para assegurar que os benefícios não são perdidos.

    As abordagens baseadas na comunidade tendem a ser mais bem-sucedidas do que as abordagens baseadas na escola.

    A desistência por parte do mentor pode ter efeitos prejudiciais nos mentorados. Que medidas adotou para avaliar a fiabilidade dos mentores?

    Que formação e apoio forneceu aos mentores?