Global
A mentoria na educação envolve juntar jovens com um colega ou voluntário mais velho, que atue como modelo positivo. De um modo geral, a mentoria visa criar confiança, desenvolver resiliência e caráter, ou aumentar as aspirações, ao invés de desenvolver conhecimento ou competências escolares específicas.
Os mentores normalmente criam relacionamentos com os jovens reunindo-se com eles de forma individualizada durante cerca de uma hora por semana durante um período contínuo, durante a escola, no final do dia escolar ou aos fins de semana.
As atividades podem variar nos diferentes programas de mentoria. Embora alguns programas de mentoria incluam algum apoio escolar direto com trabalhos de casa ou outras tarefas escolares, as abordagens focadas principalmente no apoio escolar direto não são abrangidas nesta componente. Consulte Explicações individualizadas e Explicações por colegas.
A mentoria tem sido cada vez mais disponibilizada a jovens considerados como difíceis de abordar ou em risco de exclusão ou insucesso educativo.