Intervenções nas aspirações

Intervenções nas aspirações

Impacto muito reduzido ou inexistente por custo moderado, baseado em provas muito limitadas

Custo

O custo é indicativo do gasto adicional a ter em conta para a implementação das evidências: novos recursos tecnológicos, cursos de formação, atividades para alunos, etc. A estimativa de custo é aproximada e se baseia nos custos adicionais de uma turma de 25 alunos.

Eficácia

A eficácia é indicativa da força da evidência com base no número e tipos de estudos disponíveis, na qualidade desses estudos e na consistência das estimativas de impacto dos diferentes estudos.

Impacto
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  • O QUE É?

    Global

    Por aspirações entendemos aquilo que as crianças e os jovens pretendem alcançar no futuro. Para satisfazerem as suas aspirações relativas à carreira, universidade e educação adicional, os alunos necessitam normalmente de bons resultados académicos. Por isso, é comum pensar-se que o aumento das aspirações incentiva uma melhoria no sucesso escolar.

    As intervenções nas aspirações tendem a recair em três categorias gerais:

    1. Intervenções focadas nos pais e famílias.

    2. Intervenções focadas na prática do ensino.

    3. Intervenções fora da escola ou atividades extracurriculares, envolvendo por vezes colegas ou mentores.

    As abordagens utilizadas nestas intervenções são diversificadas. Algumas visam mudar as aspirações diretamente, expondo as crianças a novas oportunidades, e outras visam aumentar as aspirações, desenvolvendo autoestima, motivação ou autoeficácia geral. Para intervenções focadas em autoeficácia e motivação especificamente num contexto de aprendizagem, consulte Metacognição e autorregulação.

  • QUAL O GRAU DE EFICÁCIA?

    Global

    A relação entre aspirações e sucesso é complexa, mas, em média, as intervenções que visam aumentar as aspirações parecem ter pouco ou nenhum impacto no sucesso escolar. Isto pode parecer contraintuitivo, mas existem três razões principais que o podem justificar.

    Primeiro, as evidências sugerem que a maioria dos jovens já tem grandes aspirações, sugerindo que muito do insucesso resulta não de baixas aspirações, mas de uma lacuna entre as aspirações e o conhecimento, as competências e as características necessárias para as alcançar. Segundo, quando os alunos realmente têm aspirações mais baixas, não é claro que quaisquer intervenções direcionadas tenham tido um sucesso consistente no aumento das aspirações. Terceiro, quando as aspirações começam baixas e são aumentadas, com sucesso, através de uma intervenção, não é claro que isto seja necessariamente seguido de uma melhoria na aprendizagem. Assim, pode ser mais útil um enfoque direto no aumento do sucesso escolar. Nos programas de aspirações que efetivamente aumentam o sucesso escolar, costuma existir apoio académico adicional.

  • QUAL O GRAU DE FIABILIDADE DAS PROVAS?

    Global

    A base factual sobre intervenções em aspirações é muito limitada. São necessários estudos mais rigorosos, focados principalmente em intervenções ao nível do aluno, e não tanto ao nível da escola. Não existem meta-análises de intervenções para aumentar as aspirações que registem impacto no sucesso escolar ou na aprendizagem. Existem duas revisões sistemáticas relevantes. Estas indicam que a relação entre aspirações e sucesso escolar é complexa e que as provas de uma clara ligação causal entre aprendizagem, mudança de aspirações e atitudes perante a escola não são substanciais.

    Esta falta de provas robustas não significa que o impacto não seja alcançável, mas as escolas que estão a ponderar intervenções em aspirações não podem assumir que aumentar as aspirações será simples ou que aumentará forçosamente o sucesso escolar.

    Local

    A maioria dos estudos são oriundos dos EUA. Houve pouca investigação robusta sobre o impacto das intervenções em aspirações em escolas inglesas.

  • QUAIS SÃO OS CUSTOS?

    Local

    Os custos variam bastante e é difícil fazer uma estimativa com precisão, mas de um modo geral são estimados como moderados. Os programas em horário pós-escolar normalmente custam cerca de 5,54 € a 11,09 € por sessão, por isso um programa semanal com a duração de 20 semanas pode custar até 221,80 € por aluno. Os programas de envolvimento parental normalmente custam entre 221,80 € por criança por ano, quando a escola suporta despesas com funcionários, e cerca de 942,63 € por criança por ano, para apoio familiar que envolve um auxiliar a tempo inteiro. O custo das abordagens de mentoria que visam aumentar as aspirações nos EUA foi estimado em 900 $ por estudante por ano, ou cerca de 759,49 €.

  • O QUE DEVO TER EM CONTA?

    Global

    A relação entre aspirações e sucesso escolar não é simples. De um modo geral, as abordagens para aumentar as aspirações não se traduziram num aumento da aprendizagem.

    A maioria dos jovens já tem grandes aspirações. Provavelmente, assegurar que os estudantes têm o conhecimento e as competências para progredir em relação às suas aspirações será mais eficaz do que intervir para mudar as aspirações em si.

    As atitudes, as convicções e os comportamentos que rodeiam as aspirações em comunidades desfavorecidas são diferentes, por isso, deve evitar generalizações.

    As abordagens eficazes têm quase sempre uma componente académica significativa, sugerindo que aumentar as aspirações isoladamente não será eficaz.

    Já pensou como irá monitorizar o impacto no sucesso escolar de quaisquer intervenções ou abordagens?