Global
De um modo global, os estudos de intervenções de linguagem oral mostram consistentemente um impacto positivo na aprendizagem, incluindo nas competências linguísticas orais e na compreensão escrita. Em média, os alunos que participam em intervenções de linguagem oral fazem um progresso adicional de aproximadamente cinco meses durante um ano.
Todos os alunos parecem beneficiar de intervenções de linguagem oral, mas alguns estudos mostram efeitos ligeiramente superiores em crianças mais novas e alunos provenientes de meios desfavorecidos (até seis meses de progresso adicional).
Alguns tipos de intervenções de linguagem oral aparentam ser mais eficazes do que outros, em média. As intervenções que estão diretamente relacionadas com a compreensão de texto ou a resolução de problemas aparentam ter um impacto maior. Também existem provas consistentes que corroboram a leitura para crianças pequenas e o incentivo a responderem a perguntas e a falarem sobre a história com um adulto com formação. Vários estudos mostram os benefícios de assistentes de ensino com formação apoiarem eficazmente tanto as competências de linguagem oral como os resultados de leitura.
Por oposição, abordagens mais gerais de "linguagem completa", que se focam em significado e entendimento pessoal, não aparentam ter tanto sucesso como aquelas que envolvem atividades mais interativas e de diálogo.
Para todas as intervenções de linguagem oral, determinados fatores estão associados a ganhos de aprendizagem superiores, sugerindo que uma implementação cuidadosa é importante. Por exemplo, as abordagens que visam explicitamente desenvolver o vocabulário oral funcionam melhor quando estão relacionadas com o conteúdo atual a ser estudado na escola, e quando envolvem a utilização ativa e significativa de qualquer vocabulário novo. De forma semelhante, as abordagens que utilizam tecnologia são mais eficazes quando a tecnologia é utilizada como forma de encorajar o trabalho colaborativo e a interação entre alunos, ao invés de em explicações ou ensino direto. A maioria dos estudos refere a importância da formação e do desenvolvimento dos professores ou do apoio na implementação.