Feedback

Feedback

Impacto elevado por custo muito baixo, baseado em provas moderadas

Custo

O custo é indicativo do gasto adicional a ter em conta para a implementação das evidências: novos recursos tecnológicos, cursos de formação, atividades para alunos, etc. A estimativa de custo é aproximada e se baseia nos custos adicionais de uma turma de 25 alunos.

Eficácia

A eficácia é indicativa da força da evidência com base no número e tipos de estudos disponíveis, na qualidade desses estudos e na consistência das estimativas de impacto dos diferentes estudos.

Impacto
+8 meses
  • O QUE É?

    Global

    Feedback é informação dada ao aluno ou professor sobre o desempenho do aluno relativamente aos objetivos e resultados de aprendizagem. Deve visar (e conseguir produzir) melhoria na aprendizagem dos alunos. O feedback redireciona ou recentra as ações do professor ou do aluno para alcançar um objetivo, alinhando o esforço e a atividade com um resultado. Pode ser sobre o resultado da atividade, o processo da atividade, a gestão que o aluno faz da sua aprendizagem ou autorregulação, ou o aluno enquanto indivíduo (que tende a ser o menos eficaz). Este feedback pode ser verbal ou escrito, ou pode ser dado através de testes ou tecnologia digital. Pode vir de um professor ou de alguém que assume um papel de ensino, ou de colegas (consulte Explicações por colegas).

  • QUAL O GRAU DE EFICÁCIA?

    Global

    Os estudos sobre feedback tendem a demonstrar efeitos muito elevados na aprendizagem. No entanto, também tem efeitos muito diversificados e alguns estudos mostram que o feedback pode ter efeitos negativos e piorar a situação. Por isso, é importante compreender os possíveis benefícios e as possíveis limitações do feedback enquanto abordagem de ensino e aprendizagem. De um modo geral, as abordagens baseadas em investigação que visam explicitamente fornecer feedback aos alunos, como a "aprendizagem para o domínio", de Bloom, tendem a resultar num impacto positivo. O feedback produz efeitos em todas as faixas etárias. A investigação em escolas focou-se particularmente no seu impacto em inglês, matemática e, numa escala menor, ciências.

    Local

    As provas da investigação sobre feedback fazem parte da fundamentação para a Avaliação para a aprendizagem (AfL – Assessment for Learning). Uma apreciação da AfL indicou ser alcançável um impacto de metade de uma nota no GCSE (General Certificate of Secondary Education – Certificado geral de ensino secundário) por aluno por disciplina, que estaria em consonância com as provas mais abrangentes sobre feedback.

    Outros estudos que relatam um impacto menor indicam ser difícil melhorar a qualidade do feedback na sala de aula. Isto também foi demonstrado num estudo piloto recente da EEF, no qual os professores tentaram aplicar as provas sobre feedback através de uma abordagem de investigação-ação.

  • QUAL O GRAU DE FIABILIDADE DAS PROVAS?

    Global

    Existe uma quantidade substancial de revisões e meta-análises sobre os efeitos do feedback. Os estudos educativos (ao invés de psicológicos ou teóricos) tendem a identificar benefícios positivos quando o objetivo do feedback é melhorar os resultados da aprendizagem na leitura ou matemática ou na memorização da informação. Uma meta-análise recente de estudos centrados na avaliação formativa em escolas indica que os ganhos podem ser mais modestos, sugerindo a possibilidade de uma melhoria de cerca de três meses de progresso adicional nas escolas, ou de quase quatro meses quando a abordagem é apoiada com desenvolvimento profissional. No entanto, algumas áreas do currículo podem beneficiar mais do feedback do que outras. Uma meta-análise recente do impacto da avaliação formativa na escrita indica a possibilidade de obter 8 meses de progresso, o que é mais consistente com outras investigações sobre feedback.

  • QUAIS SÃO OS CUSTOS?

    Local

    Os custos do fornecimento de feedback mais eficaz não são elevados. No entanto, é possível que requeira um desenvolvimento profissional sustentado para melhorar a prática, e isto inclui inquéritos e avaliação ativos. De um modo geral, os custos são estimados como sendo inferiores a 88,72 € por aluno e muito baixos.

  • O QUE DEVO TER EM CONTA?

    Global

    Global O fornecimento de feedback eficaz é difícil. Estas descobertas de investigação mais abrangente podem ajudar a uma boa implementação. O feedback eficaz tende a: ser específico, exato e claro (por exemplo, "Foi bom porque tu..." ao invés de apenas "correto"); comparar o que um aluno está a fazer bem agora com aquilo que fez mal no passado (por exemplo, "Consigo ver que estavas focado em melhorar X, pois é muito melhor do que Y da última vez..."); encorajar e apoiar esforço adicional; ser dado moderadamente para ter significado; fornecer orientações específicas sobre como melhorar e não apenas dizer aos alunos quando estão errados; ser auxiliado por desenvolvimento profissional eficaz para os professores.

    Global Investigação mais abrangente sugere que o feedback deve ser referente a tarefas ou objetivos complexos ou difíceis, pois tem maior probabilidade de enfatizar a importância do esforço e da perseverança, bem como de ser mais valorizado pelos alunos.

    Global O feedback pode vir dos colegas, bem como dos adultos (consulte Explicações por colegas).

    Global Já pensou nos desafios da implementação de feedback de forma eficaz e consistente na sua escola?

    Global Qual será o possível desenvolvimento profissional necessário à implementação bem-sucedida de feedback na sua escola?