Explicações por colegas

Explicações por colegas

Impacto moderado por custo muito baixo, baseado em provas abundantes

Custo

O custo é indicativo do gasto adicional a ter em conta para a implementação das evidências: novos recursos tecnológicos, cursos de formação, atividades para alunos, etc. A estimativa de custo é aproximada e se baseia nos custos adicionais de uma turma de 25 alunos.

Eficácia

A eficácia é indicativa da força da evidência com base no número e tipos de estudos disponíveis, na qualidade desses estudos e na consistência das estimativas de impacto dos diferentes estudos.

Impacto
+5 meses
  • O QUE É?

    Global

    As explicações por colegas incluem um conjunto de abordagens nas quais os alunos trabalham em pares ou pequenos grupos para fornecer apoio de ensino explícito entre si, como:

    • Explicações entre diferentes idades, nas quais um aluno mais velho assume o papel de explicador para um ou mais explicandos.

    • Aprendizagem auxiliada por colegas, que é uma abordagem estruturada para matemática e leitura com sessões de 25 a 35 minutos, duas ou três vezes por semana.

    • Explicações por colegas recíprocas, nas quais os alunos alternam a função de explicador e explicando.

    A característica comum é que os alunos assumem responsabilidade por aspetos do ensino e pela avaliação do seu sucesso.

    A avaliação por colegas implica que o colega explicador forneça feedback ao explicando relativamente ao seu desempenho, e pode assumir diferentes formas, como reforçar a aprendizagem ou corrigir mal-entendidos.

  • QUAL O GRAU DE EFICÁCIA?

    Global

    De um modo geral, a introdução de abordagens de explicações por colegas aparentam ter um impacto positivo na aprendizagem, com um efeito positivo médio equivalente a aproximadamente cinco meses adicionais de progresso. Estudos identificaram benefícios tanto para os explicadores como para os explicandos, e num conjunto vasto de faixas etárias. Embora todos os tipos de alunos aparentem beneficiar de explicações por colegas, existem algumas provas de que os alunos com baixo sucesso escolar e aqueles que têm necessidades educativas especiais obtêm os maiores ganhos.

    As explicações por colegas aparentam ser particularmente eficazes quando os alunos recebem apoio para assegurar que a qualidade da interação entre colegas é elevada: por exemplo, estruturas de inquérito a utilizar nas sessões de explicações, e formação e feedback para os explicadores. Nas explicações por colegas entre diferentes idades, alguns estudos descobriram que uma diferença de idade de dois anos é benéfica e que blocos de explicações intensivos são mais eficazes do que programas mais longos.

    As explicações por colegas aparentam ser mais eficazes quando a abordagem complementa ou melhora o ensino normal ao invés de o substituir. Isto sugere que as explicações por colegas são utilizadas com maior eficácia para consolidar a aprendizagem, e não para introduzir matéria nova.

  • QUAL O GRAU DE FIABILIDADE DAS PROVAS?

    Global

    Foram realizados estudos extensivos sobre as explicações por colegas, a maioria dos quais mostra efeitos médios moderados a elevados. Revisões de qualidade elevada exploraram o impacto das explicações por colegas ao nível do ensino primário e secundário, e em várias disciplinas.

    Embora, de um modo geral, a base factual relativa às explicações por colegas seja consistentemente positiva, a maioria dos estudos recentes sobre explicações por colegas descobriu efeitos médios mais baixos, sugerindo que é importante monitorizar a implementação e o impacto das explicações por colegas. De um modo geral, as provas são classificadas como abundantes.

    Local

    Dois ensaios aleatorizados controlados realizados em escolas inglesas e publicados em 2015 descobriram que a introdução de novos programas de explicações por colegas não conduziu a qualquer melhoria no sucesso escolar. Estas provas podem reforçar descobertas anteriores, em que fatores como a quantidade ou o tipo de apoio facultado pelos explicadores são importantes, ou podem indicar que algumas formas de explicações por colegas que foram eficazes noutros locais são menos eficazes em escolas inglesas. Também é possível que a introdução de novos programas de explicações por colegas tenha menos impacto em escolas onde as explicações por colegas ou a aprendizagem colaborativa já sejam comuns. Seria importante avaliar estas possibilidades através de investigação adicional.

  • QUAIS SÃO OS CUSTOS?

    Local

    Os custos diretos das explicações por colegas em escolas são muito baixos, pois são necessários poucos materiais adicionais (11,09 € a 22,18 € por aluno por ano). É recomendável desenvolvimento profissional e apoio adicional para os funcionários, principalmente nas fases iniciais de implementação de um programa. As estimativas são inferiores a 88,72 € por aluno, o que indica custos globais muito baixos.

  • O QUE DEVO TER EM CONTA?

    Global

    As atividades são suficientemente desafiantes para que o explicando beneficie do apoio do explicador?

    Que apoio irá o explicador receber para assegurar que a qualidade da interação entre colegas é elevada?

    A formação para os funcionários e os explicadores é essencial para o sucesso. Como irá assegurar tempo suficiente para dar formação aos funcionários e aos explicadores, e para identificar e implementar melhorias à medida que o programa evolui?

    Como irá assegurar que as explicações por colegas são utilizadas para rever ou consolidar a aprendizagem, e não para introduzir matéria nova?

    Blocos intensivos de quatro a dez semanas parecem fornecer o impacto máximo tanto para explicadores como para explicandos. Consegue assegurar que as explicações por colegas respeitam esta estrutura?