Explicações individualizadas

Explicações individualizadas

Impacto moderado por custo elevado, baseado em provas abundantes.

Custo

O custo é indicativo do gasto adicional a ter em conta para a implementação das evidências: novos recursos tecnológicos, cursos de formação, atividades para alunos, etc. A estimativa de custo é aproximada e se baseia nos custos adicionais de uma turma de 25 alunos.

Eficácia

A eficácia é indicativa da força da evidência com base no número e tipos de estudos disponíveis, na qualidade desses estudos e na consistência das estimativas de impacto dos diferentes estudos.

Impacto
+5 meses
  • O QUE É?

    Global

    Explicações individualizadas envolve um professor, um assistente ou outro adulto a dar apoio individual intensivo a um aluno. Pode acontecer fora das aulas normais, como ensino adicional – por exemplo no âmbito de Prolongar o período escolar ou uma Escola de verão – ou como substituição de outras aulas.

  • QUAL O GRAU DE EFICÁCIA?

    Global

    As provas mostram que as explicações individualizadas podem ser eficazes, fornecendo aproximadamente uma média de cinco meses de progresso adicional.

    Sessões breves e regulares (cerca de 30 minutos, três a cinco vezes por semana) durante um período de tempo definido (seis a doze semanas) aparentam ter um impacto ideal. As provas sugerem também que as explicações devem ser adicionais, mas explicitamente ligadas, ao ensino normal e que os professores devem monitorizar o progresso para assegurar que as explicações são benéficas. Os estudos que comparam as explicações individualizadas com explicações em pequenos grupos apresentam resultados mistos. Em alguns casos as explicações individualizadas levaram a uma melhoria superior, em outros as explicações em grupos de dois ou três foram igualmente ou ainda mais eficazes. A variabilidade nas descobertas pode sugerir que o importante é o tipo particular ou a qualidade de ensino possibilitada por grupos muito pequenos, e não a dimensão exata do grupo.

    Os programas com Assistentes de ensino ou voluntários podem ter um impacto valioso, mas tendem a ser menos eficazes do que aqueles que utilizam professores experientes e com formação específica, os quais têm em média quase o dobro do efeito. Quando as explicações são dadas por voluntários ou assistentes de ensino existem provas de que é aconselhável a formação e a utilização de um programa estruturado.

  • QUAL O GRAU DE FIABILIDADE DAS PROVAS?

    Global

    De um modo global, as provas são constantes e robustas, principalmente para alunos mais novos que não conseguem acompanhar os colegas nas escolas primárias, e para disciplinas como leitura ou matemática (existem menos estudos ao nível do secundário ou para outras disciplinas). Os efeitos em alunos provenientes de meios desfavorecidos também tendem a ser particularmente positivos.

    Local

    No Reino Unido, quatro avaliações recentes de intervenções com explicações individualizadas (consulte Catch Up Numeracy, Catch Up Literacy, REACH e Switch-on Reading) descobriram impactos médios de progresso adicional de três a seis meses, sugerindo que os impactos positivos podem ser replicados com sucesso em escolas inglesas.

  • QUAIS SÃO OS CUSTOS?

    Local

    Um programa eficaz típico pode envolver uma explicação de 30 minutos, cinco vezes por semana, durante 12 semanas. Isto iria exigir cerca de quatro dias completos do tempo de um professor, cujo custo estimado é de aproximadamente 776,29 € por aluno. Estes custos seriam reduzidos pelo recurso a um assistente de ensino para ministrar o programa, mas as provas sugerem que os impactos são habitualmente mais elevados quando ministrado por professores. De um modo geral, o custo é classificado como elevado.

    Existem provas de que as explicações em pequenos grupos podem proporcionar benefícios semelhantes a um custo inferior.

  • O QUE DEVO TER EM CONTA?

    Global

    As explicações individualizadas são muito eficazes a ajudar os alunos a recuperar a matéria, mas são relativamente dispendiosas. Já ponderou utilizar como alternativa as explicações em pequenos grupos e avaliar o impacto?

    As explicações têm maior probabilidade de ter impacto se forem adicionais e explicitamente ligadas às aulas normais.

    Já pensou como irá apoiar os alunos e os professores das aulas normais para assegurar que o impacto é mantido quando regressam às aulas normais?

    Para explicações individualizadas lideradas por assistentes de ensino, as intervenções têm maior probabilidade de serem benéficas quando os assistentes de ensino têm experiência e boa formação. Que formação e apoio forneceu?

    Vários programas individualizados fornecidos por assistentes de ensino foram rigorosamente avaliados e demonstraram ser eficazes. Se está a comprar um programa, ponderou um destes?