Global
De um modo global, as provas mostram que as explicações em pequenos grupos são eficazes e, regra geral, quanto mais pequeno for o grupo, melhor será o resultado. As explicações em grupos de dois têm um impacto ligeiramente superior do que em grupos de três, mas um impacto ligeiramente inferior às explicações individualizadas. Alguns estudos sugerem que maior feedback do professor, envolvimento mais constante em grupos mais pequenos, ou trabalho mais próximo das necessidades dos alunos explicam este impacto. Assim que o tamanho do grupo aumenta para mais de seis ou sete, existe uma redução notória na eficácia.
No entanto, embora o padrão acima seja amplamente consistente, existe alguma variabilidade no impacto dentro das provas existentes. Por exemplo, na leitura, o ensino em pequenos grupos pode, por vezes, ser mais eficaz do que as explicações individualizadas ou em pares. Talvez nestes casos a prática de leitura possa ser organizada de forma eficiente, para que todos os alunos se mantenham completamente envolvidos, pois cada um tem a sua vez, como em Leitura orientada.
A variabilidade nas descobertas sugere duas coisas. Primeiro, a qualidade do ensino em pequenos grupos pode ser tão ou mais importante do que o tamanho exato do grupo (existem provas dos benefícios do desenvolvimento profissional dos funcionários nos resultados dos alunos). Segundo, é importante avaliar a eficácia de diferentes combinações, pois a matéria específica ensinada e a composição dos grupos podem influenciar os resultados.
Dada a incerteza e o baixo custo, as explicações em pequenos grupos podem ser uma abordagem sensata a experimentar antes de ponderar as explicações individualizadas.