Explicações em pequenos grupos

Explicações em pequenos grupos

Impacto moderado por custo moderado, baseado em provas limitadas

Custo

O custo é indicativo do gasto adicional a ter em conta para a implementação das evidências: novos recursos tecnológicos, cursos de formação, atividades para alunos, etc. A estimativa de custo é aproximada e se baseia nos custos adicionais de uma turma de 25 alunos.

Eficácia

A eficácia é indicativa da força da evidência com base no número e tipos de estudos disponíveis, na qualidade desses estudos e na consistência das estimativas de impacto dos diferentes estudos.

Impacto
+4 meses
  • O QUE É?

    Global

    As explicações em pequenos grupos definem-se por um professor ou educador profissional a trabalhar com dois a cinco alunos num grupo. Esta estrutura permite ao professor focar-se exclusivamente num pequeno grupo de alunos, normalmente numa sala de aula ou área de trabalho separada. As explicações intensivas em grupos pequenos são muitas vezes fornecidas para ajudar os alunos com resultados inferiores ou aqueles que estão a ficar atrasados na matéria, mas podem ser utilizadas como uma estratégia mais geral para assegurar progresso eficaz, ou para ensinar tópicos ou competências difíceis.

  • QUAL O GRAU DE EFICÁCIA?

    Global

    De um modo global, as provas mostram que as explicações em pequenos grupos são eficazes e, regra geral, quanto mais pequeno for o grupo, melhor será o resultado. As explicações em grupos de dois têm um impacto ligeiramente superior do que em grupos de três, mas um impacto ligeiramente inferior às explicações individualizadas. Alguns estudos sugerem que maior feedback do professor, envolvimento mais constante em grupos mais pequenos, ou trabalho mais próximo das necessidades dos alunos explicam este impacto. Assim que o tamanho do grupo aumenta para mais de seis ou sete, existe uma redução notória na eficácia.

    No entanto, embora o padrão acima seja amplamente consistente, existe alguma variabilidade no impacto dentro das provas existentes. Por exemplo, na leitura, o ensino em pequenos grupos pode, por vezes, ser mais eficaz do que as explicações individualizadas ou em pares. Talvez nestes casos a prática de leitura possa ser organizada de forma eficiente, para que todos os alunos se mantenham completamente envolvidos, pois cada um tem a sua vez, como em Leitura orientada.

    A variabilidade nas descobertas sugere duas coisas. Primeiro, a qualidade do ensino em pequenos grupos pode ser tão ou mais importante do que o tamanho exato do grupo (existem provas dos benefícios do desenvolvimento profissional dos funcionários nos resultados dos alunos). Segundo, é importante avaliar a eficácia de diferentes combinações, pois a matéria específica ensinada e a composição dos grupos podem influenciar os resultados.

    Dada a incerteza e o baixo custo, as explicações em pequenos grupos podem ser uma abordagem sensata a experimentar antes de ponderar as explicações individualizadas.

  • QUAL O GRAU DE FIABILIDADE DAS PROVAS?

    Global

    As provas estão relacionadas principalmente com alunos com baixo sucesso escolar, que recebem apoio adicional para acompanharem os colegas. Foi realizada mais investigação sobre explicações em pares do que sobre outros tipos de explicações em pequenos grupos, por isso as provas para o ensino em pequenos grupos para diferentes tamanhos de grupos e com diferentes níveis de intensidade não são conclusivas e advêm principalmente de estudos individuais. Existem muito poucos estudos em que o tamanho do grupo tenha sido sistematicamente alterado para explorar os efeitos para além das explicações em pares e em grupos de três, por isso seria útil mais investigação nesta área. De um modo geral, as provas são limitadas.

    Local

    Até à data, a maioria das provas é oriunda dos EUA. No entanto, nos últimos anos realizou-se um número crescente de estudos rigorosos no Reino Unido. Numa avaliação de 2014, alunos do 6.º ano e do 7.º ano fizeram um progresso adicional de três meses com o Switch-on Reading, um programa estruturado que envolve explicações em pequenos grupos. Além disso, um programa de formação intensivo que envolveu explicações individualizadas e em pequenos grupos teve um impacto médio de cinco meses adicionais de progresso.

    Uma avaliação em 2011 do Every Child Counts (Cada criança conta) também descobriu que este programa teve um impacto positivo quando fornecido de forma individualizada ou em grupos de dois ou três, com todas as dimensões de grupos a fazerem progressos semelhantes.

  • QUAIS SÃO OS CUSTOS?

    Local

    De um modo geral, os custos são estimados como moderados. Os custos diminuem à medida que o tamanho do grupo aumenta, porque a maioria dos custos deve-se ao tempo dos funcionários. O custo das explicações em pares é de aproximadamente 388,14 € por aluno por período (baseado em explicações de 30 minutos para dois alunos, cinco vezes por semana durante 12 semanas) acrescido de quaisquer custos de equipamento ou recursos, sendo as explicações em grupos de três ainda mais acessíveis (258,39 € por aluno).

  • O QUE DEVO TER EM CONTA?

    Global

    As explicações em pequenos grupos têm maior probabilidade de eficácia se forem direcionadas para as necessidades específicas dos alunos. Como irá avaliar as necessidades dos alunos de forma exata antes de adotar uma nova abordagem?

    As explicações individualizadas e as explicações em pequenos grupos são ambas intervenções eficazes. No entanto, a eficácia em termos de custos das explicações em pares e em grupos de três indica que uma maior utilização destas abordagens pode ser útil. Já ponderou utilizar explicações em pares e em grupos de três como opção inicial?

    É possível que a formação e o apoio aumentem a eficácia das explicações em pequenos grupos. Aqueles que dão explicações em pequenos grupos receberam formação sobre o programa que estão a utilizar?