Estratégias de compreensão escrita

Estratégias de compreensão escrita

Impacto elevado por custo muito baixo, baseado em provas abundantes

Custo

O custo é indicativo do gasto adicional a ter em conta para a implementação das evidências: novos recursos tecnológicos, cursos de formação, atividades para alunos, etc. A estimativa de custo é aproximada e se baseia nos custos adicionais de uma turma de 25 alunos.

Eficácia

A eficácia é indicativa da força da evidência com base no número e tipos de estudos disponíveis, na qualidade desses estudos e na consistência das estimativas de impacto dos diferentes estudos.

Impacto
+6 meses
  • O QUE É?

    Global

    As estratégias de compreensão escrita centram-se na compreensão de texto escrito por parte do aluno. Ensina-se aos alunos um conjunto de técnicas que lhes permite compreender o significado daquilo que leem. Estas podem incluir: inferir significado do contexto; resumir ou identificar pontos-chave; utilizar organizadores gráficos ou semânticos; desenvolver estratégias de questionamento; e monitorizar a sua própria compreensão e identificar as próprias dificuldades (consulte também Metacognição e autorregulação).

  • QUAL O GRAU DE EFICÁCIA?

    Global

    Em média, as abordagens de compreensão escrita conferem um progresso adicional de seis meses. As abordagens de compreensão escrita bem-sucedidas permitem que as atividades sejam cuidadosamente concebidas à medida das capacidades de leitura dos alunos, e envolvem atividades e textos que conferem um desafio eficaz, mas não excessivo.

    Muitas das abordagens podem ser utilmente combinadas com técnicas da aprendizagem colaborativa e com o método fónico, para desenvolver as competências de leitura. A utilização de técnicas como organizadores gráficos e chamar a atenção dos alunos para características do texto pode ser particularmente útil ao ler textos expositivos ou informativos.

    Existem algumas indicações de que as abordagens de explicações baseadas em computador podem ser bem-sucedidas na melhoria da compreensão escrita (embora as provas sejam menos robustas nesta área), principalmente quando se centram no desenvolvimento de estratégias e competências de autoquestionamento.

    As descobertas comparativas indicam que, em média, as abordagens de compreensão escrita parecem ser mais eficazes do que as abordagens do método fónico ou da linguagem oral para alunos no último ciclo do ensino básico e no ensino secundário, para impacto a curto prazo e a longo prazo. No entanto, é possível que ajudar leitores com dificuldade exija um esforço coordenado no currículo e uma combinação de abordagens. Nenhuma estratégia particular deve ser considerada uma panaceia, e a escolha das estratégias de intervenção deve ser orientada por um diagnóstico cuidadoso dos motivos pelos quais um aluno individual está a ter dificuldades.

  • QUAL O GRAU DE FIABILIDADE DAS PROVAS?

    Global

    Existem provas abundantes nesta área oriundas de vários estudos ao longo dos últimos 30 anos. A maioria dos estudos é dos EUA e foca-se em alunos com idades entre os 8 e os 18 anos que estão a ficar atrasados em relação aos colegas ou têm dificuldades na leitura.

    Local

    No Reino Unido, avaliações recentes de programas que incluíram um enfoque no ensino de estratégias de compreensão escrita não detetaram um impacto tão extensivo, embora existam provas de que as crianças provenientes de meios desfavorecidos podem beneficiar mais.

    Relatório de orientação
    A EEF publicou orientações sobre a melhoria da literacia nas fases Key Stage 1 (fase correspondente a crianças em idade escolar entre 5 e 7 anos, segundo o sistema de ensino britânico) e Key Stage 2 (crianças em idade escolar entre 7 e 11 anos). Improving Literacy in Key Stage One (Melhorar a literacia na fase Key Stage One) e Improving Literacy in Key Stage Two (Melhorar a literacia na fase Key Stage Two).

  • QUAIS SÃO OS CUSTOS?

    Local

    O custo dos recursos e da formação profissional necessários para fornecer estratégias de compreensão escrita é estimado como muito baixo. As provas sugerem que as abordagens de compreensão escrita têm de ser adaptadas às capacidades de leitura atuais de um aluno, por isso é importante que os professores recebam desenvolvimento profissional em diagnóstico eficaz, bem como formação sobre a utilização de materiais e técnicas específicos. O custo de uma intervenção com este tipo de formação é estimado em 1330,78 € por professor ou 53,23 € por aluno.

  • O QUE DEVO TER EM CONTA?

    Global

    Uma questão essencial para os professores é identificar o nível de dificuldade das atividades de compreensão necessário para ampliar as capacidades de leitura dos alunos. Como irá assegurar que os textos utilizados facultam um desafio eficaz?

    O diagnóstico eficaz das dificuldades de leitura é importante para identificar possíveis soluções, principalmente para leitores mais velhos com dificuldades. Os alunos podem ter dificuldades na descodificação das palavras, na compreensão da estrutura da linguagem utilizada, ou em compreender vocabulário particular, que pode ser específico de uma disciplina. Que técnicas irá utilizar para identificar as necessidades específicas dos alunos?

    Uma vasta gama de estratégias e abordagens pode ser bem-sucedida, mas estas têm de ser ensinadas de forma explícita e consistente. Como identificará as estratégias que irão corresponder às necessidades dos seus alunos, e como é que estas serão reforçadas?

    Como pode focar a atenção dos alunos no desenvolvimento de estratégias de compreensão que podem aplicar mais amplamente?