Global
Em média, as abordagens de compreensão escrita conferem um progresso adicional de seis meses. As abordagens de compreensão escrita bem-sucedidas permitem que as atividades sejam cuidadosamente concebidas à medida das capacidades de leitura dos alunos, e envolvem atividades e textos que conferem um desafio eficaz, mas não excessivo.
Muitas das abordagens podem ser utilmente combinadas com técnicas da aprendizagem colaborativa e com o método fónico, para desenvolver as competências de leitura. A utilização de técnicas como organizadores gráficos e chamar a atenção dos alunos para características do texto pode ser particularmente útil ao ler textos expositivos ou informativos.
Existem algumas indicações de que as abordagens de explicações baseadas em computador podem ser bem-sucedidas na melhoria da compreensão escrita (embora as provas sejam menos sólidas nesta área), principalmente quando se centram no desenvolvimento de estratégias e competências de autoquestionamento.
As descobertas comparativas indicam que, em média, as abordagens de compreensão escrita parecem ser mais eficazes do que as abordagens do método fónico ou da linguagem oral para alunos no último ciclo do ensino básico e no ensino secundário, para impacto a curto prazo e a longo prazo. No entanto, é possível que ajudar leitores com dificuldade exija um esforço coordenado no currículo e uma combinação de abordagens. Nenhuma estratégia particular deve ser considerada uma panaceia, e a escolha das estratégias de intervenção deve ser orientada por um diagnóstico cuidadoso dos motivos pelos quais um aluno individual está a ter dificuldades.