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Existem provas muito limitadas para qualquer conjunto coerente de "estilos" de aprendizagem que possa ser utilizado de forma fiável para identificar diferenças verdadeiras nas necessidades de aprendizagem dos mais jovens, e as provas sugerem que não é útil atribuir alunos a grupos ou categorias com base num suposto estilo de aprendizagem.
A falta de impacto dos estilos de aprendizagem foi documentada em todas as fases da educação. De um modo geral, as provas sugerem um impacto médio de dois meses de progresso para intervenções no estilo de aprendizagem. No entanto, tendo em conta as provas limitadas para a existência de "estilos de aprendizagem", é razoável concluir que estes ganhos podem resultar do facto de os alunos assumirem responsabilidade pela sua própria aprendizagem (consulte Metacognição) ou de os professores utilizarem uma gama mais vasta de atividades para ensinar o mesmo conteúdo, e não de diferentes estilos de aprendizagem.
As preferências de aprendizagem mudam em diferentes situações e ao longo do tempo, e existem algumas provas de que a preferência cognitiva e o tipo de tarefa podem estar relacionados (por exemplo, a visualização é particularmente importante para algumas áreas da matemática). No entanto, os estudos em que as atividades de ensino são direcionadas para alunos específicos com base num "estilo" de aprendizagem identificado não demonstraram de forma convincente qualquer benefício relevante, principalmente no caso dos alunos com baixo sucesso escolar. Os impactos registados são normalmente baixos ou negativos.
A falta de impacto dos estilos de aprendizagem foi documentada em todas as fases da educação, mas é particularmente importante não rotular alunos na escola primária e impedir a convicção de que a sua falta de sucesso se deve ao seu estilo de aprendizagem.