Envolvimento parental

Envolvimento parental

Impacto moderado por custo moderado, baseado em provas moderadas

Custo

O custo é indicativo do gasto adicional a ter em conta para a implementação das evidências: novos recursos tecnológicos, cursos de formação, atividades para alunos, etc. A estimativa de custo é aproximada e se baseia nos custos adicionais de uma turma de 25 alunos.

Eficácia

A eficácia é indicativa da força da evidência com base no número e tipos de estudos disponíveis, na qualidade desses estudos e na consistência das estimativas de impacto dos diferentes estudos.

Impacto
+3 meses
  • O QUE É?

    Global

    Definimos o envolvimento parental como o envolvimento dos pais no apoio à aprendizagem escolar dos seus filhos. Inclui:

    • Abordagens e programas que visam desenvolver competências parentais como a literacia ou as competências informáticas.

    • Abordagens gerais que encorajam os pais a apoiar os filhos, por exemplo na leitura ou nos trabalhos de casa.

    • O envolvimento dos pais nas atividades de aprendizagem dos filhos.

    • Programas mais intensivos para famílias em crise.

  • QUAL O GRAU DE EFICÁCIA?

    Global

    Embora o envolvimento parental seja consistentemente associado ao sucesso dos alunos na escola, as provas sobre como melhorar o sucesso escolar aumentando o envolvimento parental são mistas e muito menos conclusivas, principalmente para famílias desfavorecidas.

    Duas meta-análises recentes dos EUA sugeriram que aumentar o envolvimento parental nas escolas primárias e básicas teve em média um impacto positivo de dois a três meses. Existem algumas provas de que ajudar os pais com o primeiro filho terá benefícios para os irmãos. No entanto, existem também exemplos em que combinar estratégias de envolvimento parental com outras intervenções, como a oferta alargada nos primeiros anos, não foi associado a nenhum benefício educativo adicional. Isto sugere que desenvolver envolvimento parental eficaz para melhorar o sucesso escolar dos filhos é difícil e exige monitorização e avaliação cuidadosas.

    As aspirações dos pais também aparentam ser importantes para os resultados dos alunos, embora existam provas limitadas para mostrar que intervir para mudar as aspirações dos pais irá aumentar as aspirações dos filhos e o êxito a longo prazo.

    Local

    A EEF testou várias intervenções concebidas para melhorar os resultados dos alunos envolvendo os pais em diferentes tipos de desenvolvimento de competências. A mensagem constante das mesmas é a dificuldade em envolver os pais nos programas. Por oposição, um ensaio que visava fomentar um maior envolvimento parental através de alertas de mensagens de texto teve um pequeno impacto positivo e um custo muito baixo.

  • QUAL O GRAU DE FIABILIDADE DAS PROVAS?

    Global

    A associação entre o envolvimento parental e o sucesso escolar de uma criança está bem estabelecida e existe um longo histórico de investigação sobre programas de envolvimento parental. No entanto, surpreendentemente existem muito poucas provas sólidas sobre o impacto de abordagens concebidas para melhorar a aprendizagem através do aumento do envolvimento parental.

    As provas são predominantemente do nível primário e dos primeiros anos, embora haja estudos que tenham analisado escolas básicas. Os estudos de impacto tendem a focar-se no sucesso escolar na leitura e matemática.

  • QUAIS SÃO OS CUSTOS?

    Local

    Os custos de diferentes abordagens variam enormemente. Realizar workshops para os pais (cerca de 88,72 € por sessão) e melhorar a comunicação entre os pais e a escola (enviar mensagens de texto aos pais custa cerca de 6,65 € por ano por aluno) é relativamente acessível, ao passo que programas de apoio familiar intensivos com funcionários com formação especial são mais dispendiosos. Um professor de comunidade especializado ou um professor de ligação casa/escola que possa trabalhar com várias famílias de uma vez tem um custo de cerca de 38 814,28 €. De um modo geral, os custos por aluno são estimados como moderados.

  • O QUE DEVO TER EM CONTA?

    Global

    O envolvimento é muitas vezes mais fácil de alcançar com os pais de crianças muito pequenas. Como irá manter o envolvimento parental à medida que as crianças crescem?

    Facultou uma abordagem flexível para permitir que o envolvimento parental se adapte ao horário dos pais? Os pais de crianças mais velhas podem apreciar sessões breves com horário flexível.

    Como irá tornar a sua escola acolhedora para os pais, principalmente aqueles cuja experiência própria na escola pode não ter sido positiva?

    Que apoio prático, aconselhamento e orientação pode dar aos pais que não estão confiantes da sua capacidade de apoiar a aprendizagem dos filhos, como estratégias simples para ajudar os leitores principiantes?