Global
Embora o envolvimento parental seja consistentemente associado ao sucesso dos alunos na escola, as provas sobre como melhorar o sucesso escolar aumentando o envolvimento parental são mistas e muito menos conclusivas, principalmente para famílias desfavorecidas.
Duas meta-análises recentes dos EUA sugeriram que aumentar o envolvimento parental nas escolas primárias e básicas teve em média um impacto positivo de dois a três meses. Existem algumas provas de que ajudar os pais com o primeiro filho terá benefícios para os irmãos. No entanto, existem também exemplos em que combinar estratégias de envolvimento parental com outras intervenções, como a oferta alargada nos primeiros anos, não foi associado a nenhum benefício educativo adicional. Isto sugere que desenvolver envolvimento parental eficaz para melhorar o sucesso escolar dos filhos é difícil e exige monitorização e avaliação cuidadosas.
As aspirações dos pais também aparentam ser importantes para os resultados dos alunos, embora existam provas limitadas para mostrar que intervir para mudar as aspirações dos pais irá aumentar as aspirações dos filhos e o êxito a longo prazo.
Local
A EEF testou várias intervenções concebidas para melhorar os resultados dos alunos envolvendo os pais em diferentes tipos de desenvolvimento de competências. A mensagem constante das mesmas é a dificuldade em envolver os pais nos programas. Por oposição, um ensaio que visava fomentar um maior envolvimento parental através de alertas de mensagens de texto teve um pequeno impacto positivo e um custo muito baixo.