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As provas sugerem que os AE podem ter um impacto positivo no sucesso escolar. No entanto, os efeitos tendem a variar bastante entre os estudos em que os AE fornecem apoio administrativo ou na sala de aula, que em média não mostram um benefício positivo, e aqueles em que os AE ajudam alunos individuais ou grupos pequenos, que em média mostram benefícios positivos moderados. O progresso de um mês adicional situa-se entre estes valores.
Investigação que analisa o impacto dos AE que fornecem apoio geral na sala de aula sugere que os estudantes numa turma com um assistente de ensino, em média, não têm melhor desempenho do que aqueles onde existe apenas um professor. Esta descoberta média abrange vários impactos. Em alguns casos, os professores e os AE trabalham em conjunto de forma eficaz, levando a aumentos no sucesso escolar. Noutros casos, os alunos, principalmente aqueles com baixo sucesso escolar ou que estão identificados como tendo necessidades educativas especiais, podem ter um pior desempenho em turmas com assistentes de ensino.
Nas situações em que foram registados impactos negativos globais, é provável que o apoio por AE tenha substituído, ao invés de complementar, o ensino pelos professores. Nos exemplos mais positivos, é provável que tenha sido facultado apoio e formação tanto para os professores como para os AE, para que compreendam como trabalhar eficazmente em conjunto, por exemplo reservando tempo para debate antes e depois das aulas.
Também existem provas de que trabalhar com AE pode levar a melhorias nas atitudes dos alunos e também a efeitos positivos em termos de motivação dos professores e redução do stress.
Investigação com enfoque nos assistentes de ensino que dão apoio individualizado ou em grupos pequenos mostra um benefício positivo superior de entre três a cinco meses adicionais em média. O apoio baseia-se frequentemente numa abordagem claramente especificada sobre a qual os assistentes de ensino receberam formação. Embora as comparações com professores qualificados sugiram que os assistentes de ensino tendem a não ser tão eficazes em termos de aumento do sucesso escolar (alcançando, em média, cerca de metade dos ganhos), os estudos sugerem que os benefícios são possíveis em várias disciplinas, e tanto ao nível primário como secundário.