Aprendizagem social e emocional

Aprendizagem social e emocional

Impacto moderado por custo moderado, baseado em provas abundantes.

Custo

O custo é indicativo do gasto adicional a ter em conta para a implementação das evidências: novos recursos tecnológicos, cursos de formação, atividades para alunos, etc. A estimativa de custo é aproximada e se baseia nos custos adicionais de uma turma de 25 alunos.

Eficácia

A eficácia é indicativa da força da evidência com base no número e tipos de estudos disponíveis, na qualidade desses estudos e na consistência das estimativas de impacto dos diferentes estudos.

Impacto
+4 meses
  • O QUE É?

    Global

    As intervenções que visam a aprendizagem social e emocional (SEL – Social and Emotional Learning) procuram melhorar a interação dos alunos com os outros e a autogestão das emoções, ao invés de se concentrarem diretamente nos elementos académicos ou cognitivos da aprendizagem. As intervenções de SEL podem focar-se na forma como os estudantes trabalham com os seus colegas, professores, familiares ou a comunidade.

    É possível identificar três categorias gerais de intervenções de SEL:

    • Programas universais que normalmente ocorrem na sala de aula.

    • Programas mais especializados que se destinam a estudantes com necessidades sociais e emocionais particulares.

    • Abordagens ao nível da escola para desenvolver um etos escolar positivo, que também visam promover um maior envolvimento na aprendizagem.

  • QUAL O GRAU DE EFICÁCIA?

    Global

    Em média, as intervenções de SEL têm um impacto identificável e valioso nas atitudes para com a aprendizagem e nas relações sociais na escola. Também têm um impacto global médio de quatro meses de progresso adicional no sucesso escolar.

    Embora as intervenções de SEL sejam quase sempre percecionadas como melhorando os resultados emocionais ou de atitude, nem todas as intervenções são igualmente eficazes no aumento do sucesso escolar. As melhorias parecem ser mais prováveis quando as abordagens de SEL são integradas em práticas educativas rotineiras e apoiadas por desenvolvimento profissional e formação para os funcionários. Além disso, a implementação do programa e o grau no qual os professores estão empenhados na abordagem parecem ser importantes.

    Descobriu-se que as abordagens de SEL são eficazes nas escolas primárias e secundárias, e em contextos de primeiros anos.

  • QUAL O GRAU DE FIABILIDADE DAS PROVAS?

    Global

    Existe investigação internacional extensiva nesta área, incluindo várias meta-análises. Foi realizada mais investigação em escolas primárias do que secundárias, e vários estudos avaliaram especificamente o impacto em alunos com baixo sucesso escolar ou desfavorecidos.

    Local

    Em Inglaterra, vários estudos identificaram uma ligação entre intervenções de SEL e resultados académicos, embora um estudo recente da EEF de um programa dos EUA popular não tenha mostrado um impacto geral positivo.

  • QUAIS SÃO OS CUSTOS?

    Local

    O custo financeiro principal da implementação de uma abordagem de aprendizagem social e emocional em toda a escola será o custo do desenvolvimento profissional. Em programas financiados pela EEF, o custo médio do desenvolvimento profissional é muito inferior a 88,72 € por aluno. No entanto, é possível que os programas direcionados sejam muito mais caros, por isso o custo médio global é classificado como moderado.

  • O QUE DEVO TER EM CONTA?

    Global

    Como irá associar o ensino de competências sociais e emocionais ao conteúdo académico?

    Como irá facultar desenvolvimento profissional adequado para professores e outros funcionários da escola para apoiar efetivamente abordagens de SEL?

    Como irá assegurar que apoia todos os funcionários para que consistentemente apliquem os aspetos de SEL mais vastamente na escola e os integrem nas práticas rotineiras da escola?

    Como irá visar de forma sensível as abordagens sociais e emocionais para beneficiar alunos em risco ou vulneráveis?

    O impacto de aspetos sociais e emocionais da aprendizagem no sucesso escolar não é consistente, por isso é importante avaliar o impacto de qualquer iniciativa. Já pensou como o irá fazer?