Aprendizagem para o domínio

Aprendizagem para o domínio

Impacto moderado por custo muito baixo, baseado em provas moderadas.

Custo

O custo é indicativo do gasto adicional a ter em conta para a implementação das evidências: novos recursos tecnológicos, cursos de formação, atividades para alunos, etc. A estimativa de custo é aproximada e se baseia nos custos adicionais de uma turma de 25 alunos.

Eficácia

A eficácia é indicativa da força da evidência com base no número e tipos de estudos disponíveis, na qualidade desses estudos e na consistência das estimativas de impacto dos diferentes estudos.

Impacto
+5 meses
  • O QUE É?

    Global

    O ensino tradicional mantém constante o tempo despendido num tópico e permite variação no "domínio" do conteúdo do currículo pelos alunos. A aprendizagem para o domínio mantém os resultados de aprendizagem constantes, mas varia o tempo necessário para os alunos se tornarem proficientes ou competentes nestes objetivos.

    A aprendizagem para o domínio divide a matéria e o conteúdo de aprendizagem em unidades com objetivos claramente especificados, que são prosseguidos até serem alcançados. Os alunos trabalham em cada bloco de conteúdo numa série de passos sequenciais e têm de demonstrar um nível elevado de sucesso nos testes, normalmente cerca de 80%, antes de avançarem para a unidade seguinte. Aqueles que não alcançam o nível exigido recebem explicações adicionais, apoio de colegas, debates em pequenos grupos, ou trabalhos de casa, para poderem alcançar o nível esperado.

  • QUAL O GRAU DE EFICÁCIA?

    Global

    Várias meta-análises indicam que, em média, as abordagens de aprendizagem para o domínio são eficazes, levando a um progresso de cinco meses adicionais.

    Os efeitos da aprendizagem para o domínio tendem a agrupar-se em dois pontos; duas das meta-análises mostram pouco ou nenhum impacto, enquanto as restantes mostram um impacto de até seis meses de progresso adicional. De acordo com esta variação, fazer com que a aprendizagem para o domínio funcione eficazmente é difícil.

    A aprendizagem para o domínio aparenta ser particularmente eficaz quando os alunos trabalham em grupos ou equipas e assumem responsabilidade pelo apoio ao progresso do outro (consulte também Aprendizagem colaborativa e Explicações por colegas). Também parece ser importante definir uma meta elevada para atingir o "domínio" (normalmente 80% a 90% no teste relevante). Por oposição, a abordagem parece ser muito menos eficaz quando os alunos trabalham ao seu próprio ritmo (consulte também Ensino individualizado).

    A aprendizagem para o domínio também pode ser mais eficaz quando utilizada como estratégia de ensino ocasional ou adicional: programas com duração inferior a 12 semanas registaram tendencialmente maior impacto do que programas com duração superior. As escolas podem ponderar a utilização da aprendizagem para o domínio em tópicos ou conceitos particularmente difíceis, e não para todas as aulas.

    A aprendizagem para o domínio parece ser uma estratégia promissora para diminuir o hiato no sucesso escolar. Os alunos com baixo sucesso escolar podem ganhar mais um ou dois meses de progresso adicional com esta estratégia do que os estudantes com elevado sucesso escolar. Os professores têm de fazer um planeamento cuidadoso da forma como gerem o tempo dos alunos que fazem progressos mais rapidamente.

  • QUAL O GRAU DE FIABILIDADE DAS PROVAS?

    Global

    A base factual tem uma fiabilidade moderada. Existe uma grande quantidade de investigação sobre o impacto da aprendizagem para o domínio, embora muitas sejam relativamente antigas e as descobertas não sejam consistentes. Além disso, a maioria das meta-análises que analisam a aprendizagem para o domínio utiliza técnicas de estatística mais antigas, que podem ser menos exatas.

    Apesar destas possíveis limitações, a dimensão média do efeito é compatível com um estudo mais recente nos EUA, no qual se descobriu que as abordagens de aprendizagem para o domínio podem aumentar a aprendizagem em seis meses ou mais na matemática para alunos com idade entre os 13 e os 14 anos.

    Local

    Em fevereiro de 2015, a Education Endowment Foundation (EEF) publicou uma avaliação do programa Mathematics Mastery (Domínio da matemática), baseada em dois ensaios controlados aleatorizados realizados em escolas inglesas. Descobriu-se que, em média, os alunos em turmas nas quais a abordagem foi utilizada fizeram um mês de progresso adicional face a turmas similares em que não foi utilizada.

    É possível que esta estimativa de progresso mais baixa seja mais relevante para as escolas inglesas do que alguns dos estudos mais antigos. Uma explicação alternativa é o facto de o programa Mathematics Mastery não ter incluído algumas das características de programas que foram previamente associados a impactos superiores. Por exemplo, embora tenha sido facultado apoio adicional a alunos com dificuldades, não se atrasou o início de novos tópicos nas turmas até que fosse alcançado um nível elevado de proficiência por todos os alunos.

  • QUAIS SÃO OS CUSTOS?

    Local

    São necessários poucos recursos adicionais para introduzir uma abordagem de aprendizagem para o domínio. É recomendável desenvolvimento profissional e apoio adicional para os funcionários, principalmente nas fases iniciais de implementação de um programa. As estimativas são inferiores a 88,72 € por aluno, o que indica custos globais muito baixos.

    É possível que também sejam necessárias explicações adicionais em pequenos grupos e apoio individualizado para os alunos que demoram mais tempo a aprender um tópico. Muitas escolas irão facultar este apoio utilizando os funcionários e os recursos existentes sem incorrer em custos financeiros adicionais. No entanto, os diretores das escolas devem estar cientes do tempo adicional necessário dos funcionários e pensar cuidadosamente sobre outras atividades nas quais poderão ter de fazer cortes para fornecer este apoio adicional.

  • O QUE DEVO TER EM CONTA?

    Global

    Implementar a aprendizagem para o domínio não é simples. Como irá planear as mudanças e avaliar se a abordagem é bem-sucedida no seu contexto?

    Deve ser exigido um nível elevado de sucesso antes de os alunos avançarem para conteúdo novo – como irá monitorizar e comunicar o progresso dos alunos?

    Como irá fornecer oportunidades para os alunos assumirem responsabilidade pela entreajuda no domínio do conteúdo?

    A aprendizagem para o domínio aparenta ser eficaz como estratégia de ensino adicional. Como irá decidir que tópicos e conceitos são apropriados para uma abordagem de aprendizagem para o domínio?

    Como irá fornecer apoio adicional aos alunos que demoram mais tempo a alcançar o nível de conhecimento exigido para cada unidade?