Global
O agrupamento por sucesso escolar dentro da mesma turma envolve a organização dos alunos dentro da sua turma habitual para atividades ou tópicos específicos, como literacia. Alunos com níveis semelhantes de sucesso escolar atual são agrupados, por exemplo, em mesas específicas, mas todos os alunos são ensinados pela professora e pelos funcionários de apoio habituais, e normalmente todos seguem o mesmo currículo.
O objetivo deste tipo de agrupamento é fazer corresponder as tarefas, as atividades e o apoio às capacidades atuais dos alunos, para que todos os alunos tenham um nível adequado de desafio.
O agrupamento dentro da mesma turma pode envolver a utilização de outras abordagens, como a aprendizagem colaborativa ou estratégias direcionadas (consulte as Estratégias de compreensão escrita).
Embora o agrupamento dentro da mesma turma seja por vezes descrito como "agrupamento por capacidade", aqui referimo-nos a "sucesso escolar" em vez de "capacidade", pois as escolas normalmente utilizam medidas de desempenho atual, ao invés de medidas de capacidade, para agrupar alunos.
Para saber mais sobre as provas relativas ao impacto do agrupamento de alunos por sucesso escolar em turmas diferentes, consulte a entrada "Agrupamento pontual ou agrupamento global" do Kit de ferramentas. Outros tipos de agrupamento por sucesso escolar, como o agrupamento por sucesso escolar em grupos etários diferentes, e o ensino de alunos com elevado sucesso escolar juntamente com grupos etários mais velhos, não são abrangidos pelo Kit de ferramentas, pois são menos comummente utilizados.
Local
No Reino Unido, o agrupamento por sucesso escolar dentro da mesma turma tende a ser mais comum nas escolas primárias do que nas escolas básicas.