Agrupamento por sucesso escolar dentro da mesma turma

Agrupamento por sucesso escolar dentro da mesma turma

Impacto moderado por custo muito baixo, baseado em provas limitadas.

Custo

O custo é indicativo do gasto adicional a ter em conta para a implementação das evidências: novos recursos tecnológicos, cursos de formação, atividades para alunos, etc. A estimativa de custo é aproximada e se baseia nos custos adicionais de uma turma de 25 alunos.

Eficácia

A eficácia é indicativa da força da evidência com base no número e tipos de estudos disponíveis, na qualidade desses estudos e na consistência das estimativas de impacto dos diferentes estudos.

Impacto
+3 meses
  • O QUE É?

    Global

    O agrupamento por sucesso escolar dentro da mesma turma envolve a organização dos alunos dentro da sua turma habitual para atividades ou tópicos específicos, como literacia. Alunos com níveis semelhantes de sucesso escolar atual são agrupados, por exemplo, em mesas específicas, mas todos os alunos são ensinados pela professora e pelos funcionários de apoio habituais, e normalmente todos seguem o mesmo currículo.

    O objetivo deste tipo de agrupamento é fazer corresponder as tarefas, as atividades e o apoio às capacidades atuais dos alunos, para que todos os alunos tenham um nível adequado de desafio.

    O agrupamento dentro da mesma turma pode envolver a utilização de outras abordagens, como a aprendizagem colaborativa ou estratégias direcionadas (consulte as Estratégias de compreensão escrita). Embora o agrupamento dentro da mesma turma seja por vezes descrito como "agrupamento por capacidade", aqui referimo-nos a "sucesso escolar" em vez de "capacidade", pois as escolas normalmente utilizam medidas de desempenho atual, ao invés de medidas de capacidade, para agrupar alunos.

    Para saber mais sobre as provas relativas ao impacto do agrupamento de alunos por sucesso escolar em turmas diferentes, consulte a entrada "Agrupamento pontual ou agrupamento global" do Kit de ferramentas. Outros tipos de agrupamento por sucesso escolar, como o agrupamento por sucesso escolar em grupos etários diferentes, e o ensino de alunos com elevado sucesso escolar juntamente com grupos etários mais velhos, não são abrangidos pelo Kit de ferramentas, pois são menos comummente utilizados.

    Local

    No Reino Unido, o agrupamento por sucesso escolar dentro da mesma turma tende a ser mais comum nas escolas primárias do que nas escolas secundárias.

  • QUAL O GRAU DE EFICÁCIA?

    Global

    As provas do agrupamento por sucesso escolar dentro da mesma turma sugerem a probabilidade de ser benéfico para todos os alunos, facultando um benefício médio de três meses de progresso adicional. No entanto, parece haver menos benefício para os alunos com baixo sucesso escolar do que para os demais.

    O agrupamento por sucesso escolar dentro da mesma turma também pode ter impacto em resultados mais amplos, como a confiança. Alguns estudos da base factual mais alargada concluem que agrupar alunos com base no sucesso escolar pode ter efeitos negativos a longo prazo nas atitudes e no envolvimento dos alunos com baixo sucesso escolar, por exemplo, desencorajando a convicção de que o seu sucesso escolar pode ser melhorado através do esforço.

  • QUAL O GRAU DE FIABILIDADE DAS PROVAS?

    Global

    As provas acumulam-se há pelo menos 50 anos e existe um grande número de estudos experimentais. As conclusões sobre o impacto do agrupamento por sucesso escolar dentro da mesma turma são relativamente consistentes em diferentes revisões de provas. No entanto, a maioria das revisões apresenta uma análise relativamente básica. Não exploram se os efeitos variam entre diferentes tipos de estudos e diferentes tipos de intervenções de agrupamento, e a base factual beneficiaria de novas revisões que tivessem em conta estas questões mais aprofundadamente. De um modo geral, as provas são classificadas como limitadas.

    A maioria das provas experimentais advém dos EUA e há poucos estudos experimentais rigorosos de outros países.

    Existem mais provas de escolas primárias do que de escolas secundárias, pois o agrupamento dentro da mesma turma é mais comummente utilizado para alunos mais novos.

    Os estudos que medem o impacto do agrupamento por sucesso escolar dentro da mesma turma comparam-no frequentemente com ensino para toda a turma com sucesso escolar misto. Isto significa que é possível que o impacto positivo observado se deva parcial ou totalmente ao agrupamento, e não ao agrupamento por sucesso escolar. Para saber se é este o caso, são necessários mais estudos que comparem o agrupamento por sucesso escolar dentro da mesma turma com agrupamento não baseado no sucesso escolar dentro da mesma turma.

    Uma vez que os alunos com baixo sucesso escolar aparentam beneficiar menos do que os demais do agrupamento por sucesso escolar dentro da mesma turma, é importante ter em consideração as provas mais alargadas sobre o apoio a estes alunos específicos ao desenvolver estratégias para melhorar o seu sucesso escolar. Consulte, por exemplo, Explicações em pequenos grupos e Explicações individualizadas.

  • QUAIS SÃO OS CUSTOS?

    Local

    O agrupamento dentro da mesma turma por sucesso escolar tem poucos custos financeiros associados. Pode ser necessária uma despesa adicional para recursos de ensino adicionais para grupos diferentes. De um modo geral, os custos são estimados como muito baixos.

  • O QUE DEVO TER EM CONTA?

    Global

    Como irá decidir que disciplinas ou atividades são, e quais não são, agrupadas por nível atual de sucesso escolar?

    Como irá assegurar que todos os alunos recebem ensino de qualidade elevada quando grupos diferentes estão a fazer tarefas diferentes ou exigem estratégias de ensino diferentes?

    Como irá minimizar o risco de atribuição de alunos ao grupo errado? Já avaliou se os seus critérios de agrupamento podem causar desvantagem a determinados alunos? Para alunos mais novos, teve em conta a sua idade relativa no grupo etário?

    Qual o grau de flexibilidade das suas definições de agrupamento? Os alunos progridem a velocidades diferentes, por isso a monitorização e avaliação regulares são importantes para minimizar a atribuição inadequada e assegurar desafio para todos os alunos.

    Como irá monitorizar o impacto do agrupamento no compromisso e nas atitudes dos alunos para com a aprendizagem, principalmente para alunos com baixo sucesso escolar?