Agrupamento pontual ou agrupamento global

Agrupamento pontual ou agrupamento global

Impacto negativo por custo muito baixo, baseado em provas limitadas

Custo

O custo é indicativo do gasto adicional a ter em conta para a implementação das evidências: novos recursos tecnológicos, cursos de formação, atividades para alunos, etc. A estimativa de custo é aproximada e se baseia nos custos adicionais de uma turma de 25 alunos.

Eficácia

A eficácia é indicativa da força da evidência com base no número e tipos de estudos disponíveis, na qualidade desses estudos e na consistência das estimativas de impacto dos diferentes estudos.

Impacto
+-1 meses
  • O QUE É?

    Global

    Os conceitos "agrupamento pontual" e "agrupamento global" são utilizados para descrever uma variedade de abordagens nas quais os alunos com níveis semelhantes de sucesso escolar atual são consistentemente agrupados para as aulas.

    • "Agrupamento pontual" normalmente envolve agrupar alunos de um determinado grupo etário em turmas para disciplinas específicas, como matemática e inglês, mas não em todo o currículo.

    • "Agrupamento global" normalmente envolve agrupar alunos em turmas para a totalidade ou a maioria das aulas, para que um aluno esteja no mesmo grupo independentemente da disciplina ensinada.

    Os alunos em diferentes agrupamentos pontuais ou globais por vezes têm um currículo diferente, principalmente quando estão disponíveis diferentes testes nacionais, diferentes níveis de exame ou diferentes tipos de qualificações académicas e vocacionais.

    O objetivo das abordagens de agrupamento pontual e agrupamento global é permitir um ensino mais eficaz e eficiente através do estreitamento da amplitude de sucesso escolar numa turma.

    Local

    No Reino Unido, o agrupamento pontual e o agrupamento global são mais comuns na escola secundária do que na escola primária.

  • QUAL O GRAU DE EFICÁCIA?

    Global

    Em média, os alunos em agrupamentos pontuais ou agrupamentos globais fazem um progresso ligeiramente inferior aos alunos ensinados em turmas com sucesso escolar misto.

    As provas sugerem que o agrupamento pontual e o agrupamento global têm um impacto negativo muito reduzido para alunos com sucesso escolar baixo e médio, e um impacto positivo muito pequeno para os alunos com sucesso escolar elevado. Existem exceções a este padrão, com alguns estudos de investigação a demonstrar benefícios para todos os alunos no mesmo intervalo de sucesso escolar.

    De um modo global, os efeitos são pequenos, e parece que o agrupamento pontual ou o agrupamento global não é uma forma eficaz de aumentar o sucesso escolar para a maioria dos alunos.

    O agrupamento pontual ou o agrupamento global também pode ter impacto em resultados mais amplos, como a confiança. Alguns estudos da base factual mais alargada concluem que agrupar alunos com base no sucesso escolar pode ter efeitos negativos a longo prazo nas atitudes e no envolvimento dos alunos com baixo sucesso escolar, por exemplo, desencorajando a convicção de que o seu sucesso escolar pode ser melhorado através do esforço.

    Local

    Um dos desafios do agrupamento por sucesso escolar é assegurar que os alunos são corretamente atribuídos aos grupos. Alguns estudos do Reino Unido sugerem que a atribuição inadequada é um problema particular para alunos provenientes de meios desfavorecidos, que estão em maior risco de atribuição inadequada a grupos com menor sucesso escolar, e o consequente impacto negativo.

    Um projeto recente da EEF visou melhorar os resultados dos alunos, combatendo más práticas de agrupamento pontual, incluindo a atribuição inadequada. O projeto não teve nenhum impacto global no sucesso escolar, mas isto aparentou dever-se largamente ao facto de ser um desafio para as escolas mudar as suas práticas de agrupamento pontual.

  • QUAL O GRAU DE FIABILIDADE DAS PROVAS?

    Global

    As provas relativas ao agrupamento pontual e ao agrupamento global acumulam-se há pelo menos 50 anos e existe um grande número de estudos experimentais. As conclusões sobre o impacto do agrupamento pontual e do agrupamento global são relativamente consistentes em diferentes revisões de provas. No entanto, a maioria das revisões apresenta uma análise relativamente básica. Não exploram se os efeitos variam entre diferentes tipos de estudos e diferentes intervenções, e a base factual beneficiaria de novas revisões que abordassem estas questões mais aprofundadamente. De um modo geral, as provas são classificadas como limitadas.

    A maioria das provas experimentais advém dos EUA e há poucos estudos experimentais rigorosos de outros países.

    Existem mais provas de escolas secundárias do que de escolas primárias, pois o agrupamento pontual e o agrupamento global são mais comummente utilizados para alunos mais velhos.

    Local

    Um grande estudo de correlação no Reino Unido não encontrou efeitos globais no desempenho do GCSE (General Certificate of Secondary Education – Certificado geral de ensino secundário) do agrupamento pontual a inglês, matemática ou ciências. No entanto, é provável que os alunos desfavorecidos tenham um desempenho relativamente pior quando estão em grupos organizados por sucesso escolar.

  • QUAIS SÃO OS CUSTOS?

    Local

    O agrupamento pontual e o agrupamento global são estratégias organizacionais que têm poucos custos financeiros associados. Pode ser necessária uma despesa adicional se o agrupamento pontual ou o agrupamento global resultar em números maiores de turmas ou exigir recursos adicionais para grupos diferentes. De um modo geral, os custos são estimados como muito baixos.

  • O QUE DEVO TER EM CONTA?

    Global

    Já ponderou abordagens alternativas para a personalização do ensino e aprendizagem? As explicações individualizadas e em pequenos grupos são intervenções direcionadas que têm impactos positivos no sucesso escolar. Como irá assegurar que a sua abordagem de agrupamento pontual ou agrupamento global permite um ensino mais eficaz para todos os alunos, incluindo alunos com baixo sucesso escolar? Para que grupos serão destacados os seus professores mais experientes?

    Como irá assegurar que todos os alunos têm um currículo desafiante, incluindo os alunos com baixo sucesso escolar?

    Como irá minimizar o risco de atribuição de alunos ao grupo errado? Já avaliou se os seus critérios de agrupamento podem causar desvantagem a determinados alunos? Para alunos mais novos, teve em conta a sua idade relativa no grupo etário?

    Qual o grau de flexibilidade das suas definições de agrupamento? Os alunos progridem a velocidades diferentes e, por isso, a monitorização e avaliação regulares são importantes para minimizar a atribuição inadequada e assegurar desafio para todos os alunos.

    Como irá monitorizar o impacto do agrupamento pontual ou do agrupamento global no compromisso e nas atitudes dos alunos para com a aprendizagem, principalmente para alunos com baixo sucesso escolar?